sábado, 22 de agosto de 2009

FINAL DE UM SUCESSO


"A Fazenda" acaba amanhã, numa final arrebatadora entre Danni Carlos e Dado Dolabella. É difícil dizer qual dos dois levará a bolada de um milhão de reais, mas seja lá quem for, a Record pode dar-se por satisfeita com o ótimo balanço do reality.

Com médias que atingiram excelentes 21 pontos, com picos que chegavam a quase 30, "A Fazenda" manteve a Record na vice-liderança absoluta em todas as suas exibições desde a estreia, em 31 de maio. Em sua pior média no domingo, marcou 14 pontos, ibope que anteriormente a emissora não conseguia atingir. O reality estendeu-se também por toda a programação da Record, alavancando os índices de programas como "Geraldo Brasil" e "Hoje em Dia". Nessa semana, as duas atrações chegaram a médias de 13 e 14 pontos, respectivamente, com o recém-eliminado Carlinhos. Em um dia de programação comum, dificilmente conseguiriam tal façanha. Quando considera-se o reality nesses três meses, dá para dizer que veio apenas acrescentar às médias e ao faturamento da emissora.

Mas a Record exagerou em alguns pontos. Encheu de "A Fazenda" sua programação inteira, excedendo apenas os jornalísticos e criando uma dependência do reality show para manter a audiência em níveis medianos ou altos. O próprio "Geraldo Brasil", recém-estreado, marcou médias baixíssimas quando não tinha nada de "A Fazenda" para exibir. As duas excelentes novelas que a rede exibe (e agora com o fim de "Mutantes" realmente dá para dizer isso) foram simplesmente canceladas aos sábados e sapatearam por vários horários diferentes para ceder lugar ao reality. Agora, fica a pergunta: o que a Record vai fazer para manter os índices altos sem "A Fazenda"? Principalmente, o que colocar aos sábados?

Eu já tinha comentado isso: retirar as novelas do sábado foi uma atitude impensada e absolutamente desnecessária. Segundo a coluna do Flávio Ricco, não há planos de retornar com os filhetins neste dia, mas o que mais a direção da Record poderia fazer para suprir o horário vago? A não ser que mexam drasticamente na programação, de novo, seria a solução mais prática retornar com as tramas no local de onde elas nunca deveriam ter saído.

Com o fim de "A Fazenda", a Record vai ter de sambar para manter sua audiência. O reality foi excelente, caprichado, cheio das emoções que o público gosta de ver. Mereceu as consquistas que obteve. Agora, no entanto, a ordem é recolocar os pés no chão e voltar à luta. Temos aí um SBT em renovação e uma Globo recuperando audiência. Como já ficou claro, nada fácil de lidar.

Fica a torcida para que a próxima Fazenda venha apenas em 2010, e não já neste ano. O formato poderá se esvaziar muito rapidamente, caso isso aconteça. A Record precisa lembrar que nem só de Fazenda vive a televisão, e que o reality show não poderá manter sua audiência alta para sempre.

É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário