
Televisão é assunto sério.
Quando a Record iniciou as sondagens sobre Gugu Liberato, há aproximadamente um mês, ninguém imaginava que o SBT responderia ao ataque de uma maneira tão surpreendente. Sílvio Santos deu a ordem: contratar gente da Record pelo preço que for necessário. Muitos não levaram a sério, mas deveria tê-lo feito; o SBT retirou da Record profissionais de altíssimo peso, como o executivo Paulo Franco, um dos cabeças da rede, além do autor e diretor geral do núcleo teledramatúrgico, Tiago Santiago. Foram embora também a apresentadora Eliana, do "Tudo é Possível" e o empresário Roberto Justus, que há alguns anos estrelava o reality "Aprendiz", de alto faturamento.
Os bispos da Record estão cada vez mais preocupados. A rede está perdendo seus profissionais aos baldes para uma emissora que todos julgavam estar morta na disputa por audiência. Além disso, o desgaste no ibope é cada vez mais intenso e visível; fora do reality "A Fazenda", apenas a novela "Poder Paralelo" consegue atingir 10 pontos de média com alguma frequência. "Promessas de Amor", que acaba no fim do mês depois de quase dois anos de saga mutante, corre em torno de 8. Sua antecessora chegou a 24 pontos na estreia, de media.
Aliás, com a saída de Tiago Santiago, autor dos mutantes, a Record decidiu ignorar o final da novela que tanto promoveu. Depois de insistir nela de uma maneira quase impensada, considerando-se que o desgaste da trama é visível há mais de um ano, a emissora simplesmente decidiu deixar pra lá e esperar que esse mês termine logo junto com a novelinha que, hoje, conquista um terço do público que já conquistou.
Os autores que ficaram, no entanto, conseguiram mais prestígio dentro da emissora. As histórias que correm dão conta de que Santiago barrava muitos projetos dentro da casa, e agora, o caminho de pessoas talentosíssimas como Margareth Boury (que já renovou com a emissora) e Ana Maria Moretzsohn fica muito mais fácil. Marcílio Moraes e Cristianne Fridman também já renovaram seus contratos, e Lauro César Muniz, criador da atual novela das dez, está negociando.
Acima de tudo, é muito bom ver isso. Não me refiro, é claro, às duas redes em pé de guerra, porque no fim das contas ambas same prejudicadas, e com elas o telespectador. O que dá gosto de olhar é a recuperação de dentro para fora que o SBT vem demonstrando. A contratação de Tiago Santiago, na foto deste post, e de Renata Dias Gomes, que também deixou a Record, provam por A mais B que Sílvio Santos está mais vivo do que nunca na disputa pelo ibope.
E mais uma rede fazendo novelas de qualidade torna o Brasil um país único no setor teledramatúrgico.
Vamos aguardar e ver no que tudo isso resulta.
DIVULGAÇÃO: SBT
Nenhum comentário:
Postar um comentário